Quinta, 10 de Julho de 2025 20:05
71991414808
Cultura Cultura

Encontro debate construção de política pública de fomento do setor audiovisual

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Legislativa realiza reunião pública nesta segunda-feira (23) para debater com representantes do setor au...

23/06/2025 16h37
Por: Carlos Messi Fonte: Agência CLDF
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Legislativa realiza reunião pública nesta segunda-feira (23) para debater com representantes do setor audiovisual a construção de políticas públicas para fomentar o setor no Distrito Federal. O evento tem início previsto às 19 horas, na Sala de Comissão Pedro de Souza Duarte e conta com transmissão pela TV Câmara Distrital no canal da emissora no YouTube.

O presidente da Comissão, deputado Gabriel Magno (PT) disse em postagem em rede social que o encontro é fruto do diálogo com coletivos e instituições culturais que atuam em toda a cadeia produtiva do setor e que há anos lutam por reconhecimento, transparência e fomento.

Foto: Reprodução/Agência CLDF
Foto: Reprodução/Agência CLDF


“Vamos debater juntos propostas para fortalecer a cultura local, garantir editais justos, linhas de apoio com critérios claros e ações afirmativas que valorizem a diversidade do nosso território”, destacou o distrital.

Entre os convidados está o realizador audiovisual, Tiago de Aragão, que vai compor a mesa do encontro. Ele resume bem o atual cenário e os objetivos da audiência pública para o setor.

“A reunião de hoje será uma oportunidade para restabelecermos os mínimos necessários para uma política de fomento do audiovisual no DF. A situação se agravou tanto que grupos, até então opostos na cena do setor, agora estão aliados em busca de parâmetros mínimos, como a exigência de transparência e a qualidade na escolha dos pareceristas de projetos submetidos aos editais; a construção de um efetivo diálogo do governo com a comunidade cultural; e o fomento do setor em suas diversas áreas: produção, exibição (festivais e cineclubes), formação, capacitação e preservação”, afima Tiago.

Ele ainda detalha as dificuldades recentes. “Foram muitos os problemas nos editais recentes, com linhas que não contemplam as necessidades do audiovisual da cidade e uma série de problemas nos pareceres dados aos projetos artísticos. Antes tínhamos como pareceristas, realizadores, curadores e pesquisadores de referência na área, na maioria das vezes oriundos de outros estados. Já nos últimos editais, foi nítido que os responsáveis pelos pareceres não tinham histórico e experiência na área. As linhas e os processos de seleção de projetos de audiovisual na cidade foram totalmente desestruturados nos últimos anos”, declara o realizador.

Por fim, Tiago de Aragão destaca a relevância do evento. “A reunião é o primeiro passo para a realização de um grande seminário do audiovisual na cidade, onde poderemos nos debruçar sobre o que queremos promover como política de fomento do audiovisual no DF”, finaliza Aragão.

Francisco Espínola - Agência CLDF

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Camaçari, BA
Atualizado às 19h02
24°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 25°

25° Sensação
1.59 km/h Vento
85% Umidade do ar
99% (1.67mm) Chance de chuva
Amanhã (11/07)

Mín. 19° Máx. 27°

Chuvas esparsas
Amanhã (12/07)

Mín. 18° Máx. 26°

Chuva
Ele1 - Criar site de notícias