A leitura é um exercício que estimula a percepção e aguça a criatividade, e pensando nos benefícios que esta atividade pode proporcionar para as pessoas, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), inaugurou, neste domingo (10), o Espaço da Leitura Pio Rodrigues Neto, no Parque Estadual do Cocó.
O local é uma homenagem ao ambientalista, empresário e membro do Conselho Gestor da Unidade de Conservação (UC) estadual, que em 2017, promoveu o plantio de 40 mil árvores nativas às margens do rio Cocó e em áreas específicas do Parque, em celebração aos 40 anos da C. Rolim Engenharia, empresa que Pio Rodrigues Neto dirigia à época. O cearense também é celebrado por suas obras literárias e por seu compromisso com a preservação ambiental.
A cerimônia de inauguração contou com a presença da titular da Sema, Vilma Freire; do secretário executivo, Fernando Bezerra; do homenageado e seus familiares. Além de frequentadores do Parque e cidadãos engajados com a causa ambiental.
“Eu acho que homenagem é válida em vida, e o senhor faz tanto, aqui pelo maior fragmento verde de Fortaleza, nosso Parque do Cocó, que essa foi uma forma que nós encontramos, enquanto Secretaria do Meio Ambiente, para agradecer e deixar registrado o quão importante é o trabalho do senhor para o nosso Estado e para todos que frequentam esse parque”, explicou a titular da Sema, Vilma Freire.
Em seu discurso, Vilma também destacou a importância do espaço para a Unidade. “Hoje, celebramos não apenas a inauguração de um espaço físico, mas a continuidade de um trabalho incansável em prol da natureza e da nossa cidade. O Parque do Cocó, agora recebe um espaço que promove o estímulo à leitura, à cultura e convida as futuras gerações a se envolverem de maneira ativa na preservação do meio ambiente”, pontuou.
Durante a inauguração, o homenageado, que também possui o título de “Amigo do Cocó”, fez um discurso emocionado. “Eu não tenho nenhuma dúvida que plantar árvores faz parte da minha missão e eu fico extremadamente feliz com esta honraria de ter meu nome preservado, aqui no parque, recebo isso com o coração cheio de gratidão mas isso também me serve de forte incentivo para continuar trabalhando. Eu acho que é uma missão cidadã, é uma missão de um ser humano que entende um pouco essa necessidade do verde em Fortaleza”, declarou Pio Rodrigues Neto.
Localizado em uma área estratégica dentro do Parque do Cocó, em meio ao verde da natureza, o espaço oferece aos visitantes da UC mesas, cadeiras e um acervo com livros para todos os públicos. O ambiente deve se tornar um ponto de encontro para os amantes da leitura e do meio ambiente.
Frequentadora do Parque há 17 anos, a dentista aposentada Diá Rodrigues se apresenta como leitora e amante do Cocó. Ela conta que todos os dias faz caminhada no Parque e que sempre desejou um espaço como este. “Eu sempre tive vontade de fazer um cantinho de leitura, uma roda de leitura, porque eu adoro ler e rabiscar, eu também escrevo umas coisinhas“, revelou entusiasmada e já com grandes expectativas para a novidade. “Isso aqui é uma oportunidade única da gente fazer uma leitura em um ambiente muito legal e divulgar a leitura que está, infelizmente, ficando cada dia mais difícil da gente encontrar leitores reais mesmo, tem mais os virtuais, então aqui a gente pode fazer esse projeto que eu sonho”, finalizou.
Mín. 20° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas