Domingo, 08 de Dezembro de 2024 03:31
71991414808
Educação Ensino Superior

Paraná credencia 302 ambientes promotores de inovação para impulsionar ecossistemas regionais

Ao todo, o Paraná soma, agora, 490 espaços credenciados em 58 do interior do estado e em oito municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

14/11/2024 17h15
Por: Carlos Messi Fonte: Secom Paraná
Foto: SETI
Foto: SETI

O Governo do Estado publicou na quarta-feira (13) o resultado do credenciamento de 302 novos espaços criativos no Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), ligado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Esse número representa um incremento de 60,6% em relação ao ano passado, quando foram credenciados 188 ambientes de inovação. Ao todo, o Paraná soma, agora, 490 espaços credenciados em 58 do interior do estado e em oito municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

A partir do credenciamento, esses ambientes estão aptos para receber o fomento do Estado para o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo e inovação. Os certificados serão entregues durante o VI Encontro Estadual de Parques Tecnológicos do Separtec, que será realizado nos dias 6 e 7 de dezembro. Neste ano, o evento integra a programação do Festival Internacional de Inovação de Londrina (Fill 2024).

Em 2024, considerando as 10 modalidades de classificação, foram credenciados 132 espaços maker; 51 hubs de inovação; 41 pré-incubadoras; 35 centros de inovação; 15 incubadoras; 10 aceleradoras; e 11 agências de inovação e núcleos de inovação tecnológica. Também foram credenciados sete parques tecnológicos, sendo que dois estão em operação, quatro em planejamento e um outro em implantação.

A distribuição dos espaços credenciados reflete uma demanda crescente por infraestrutura de qualidade em diferentes regiões, consolidando as diferentes regiões do Paraná como polos de ciência e tecnologia. O intuito do governo estadual é viabilizar as condições necessárias para que os talentos locais transformem os desafios em oportunidades de crescimento e desenvolvimento sustentável.

COMPROMISSO– O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, destaca o compromisso com o fortalecimento dos ecossistemas locais e regionais de inovação com foco no desenvolvimento. "O Estado está empenhado em criar um ecossistema de inovação robusto e acessível, oferecendo as condições para que os empreendedores e pesquisadores possam transformar ideias em soluções reais, gerando impacto positivo no desenvolvimento econômico, social e sustentável de todas as regiões", afirma.

Ele aponta que o aumento do número de espaços credenciados é reflexo da confiança do Estado na capacidade dos empreendedores e pesquisadores. “Vamos continuar ampliando essas oportunidades, estimulando a criatividade e a colaboração entre os diversos setores, para que o Paraná continue sendo um modelo de inovação sustentável e inclusiva para o Brasil”.

CAPILARIDADE– Entre os destaques desta edição, as regiões dos Campos Gerais e Centro-Sul alcançaram uma quantidade expressiva de ambientes credenciados, em comparação com 2023.

Neste ano as regiões credenciaram 69 e 64 novos ambientes, respectivamente. No ano anterior foram credenciados cinco e 14 espaços.

A Região Metropolitana de Curitiba e o Norte do Paraná mantiveram o padrão do ano passado, com 41 e 40 ambientes credenciados, nessa ordem. A maioria desses espaços estão na Capital e em Londrina, confirmando o potencial das suas cidades como importantes centros estratégicos para a implementação de novos produtos, serviços e negócios no Sul do Brasil.

As regiões Oeste, Noroeste e Sudoeste credenciaram 24, 23 e 18 ambientes, cada uma. Os outros ambientes credenciados pelo Separtec em 2024 estão nas regiões Centro-Oeste (7), Vale do Ivaí (6), Litoral (3), Central (3), Norte Pioneiro (2) e Sul (2).

O coordenador do Separtec, José Maurino Oliveira Martins, explica a importância de ampliar o credenciamento de ambientes promotores de inovação. “Essa expansão é fundamental para fortalecermos o ecossistema de inovação paranaense, assegurando mais acesso a recursos e oportunidades para startups e empresas inovadoras, o que impulsiona o desenvolvimento tecnológico e econômico das diferentes regiões”, disse.

SETOR PÚBLICO– Os espaços ligados ao setor público correspondem a 60,9% dos ambientes credenciados em 2024, somando 184 espaços de inovação nesse segmento. São 116 ambientes vinculados a 17 municípios, sendo a maioria espaços maker localizados em escolas da educação básica; e 63 de instituições de ensino superior estaduais e federais paranaenses, em diferentes modalidades. Os cinco restantes são institutos de pesquisa científica e tecnológica.

Das instituições da rede de ensino superior do Governo do Estado, as universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM) e do Oeste do Paraná (Unioeste) credenciaram 13 ambientes cada, neste ano. Já as universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG) e do Paraná (Unespar) credenciaram, juntas, três novos ambientes de inovação. Entre as instituições de ensino superior federais foram credenciados 51 ambientes.

Confira os novos ambientes de inovação credenciados no Paraná, por região e modalidade:

Foto: Reprodução/Secom Paraná
Foto: Reprodução/Secom Paraná

I

Foto: Reprodução/Secom Paraná
Foto: Reprodução/Secom Paraná

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias